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quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Hellraiser


A série de filmes "Hellraiser", baseada na obra "The hellbound heart", de Clive Barker, possui algumas características que lhe conferem um status especial entre as obras do gênero do horror. É de fato uma obra prima, na verdade não há muito o que falar sobre o filme, apenas que ele é feito para pessoas inteligentes. 
Basicamente, a história gira em torno de uma caixa, que às vezes é chamada de "a caixa das lamentações". Essa caixa, quando aberta, liberta seres chamados "Cenobitas", que, segundo definição de seu líder, chamado Pinhead, são "exploradores das regiões profundas da experiência. Anjos para alguns, demônios para outros". Os cenobitas são criaturas horrendas que dominam com excelência as artes da crueldade e da tortura.
Mas o fato principal sobre essa caixa é que ela é aberta por aqueles que desejam ultrapassar os limites da experiência sensória na busca do prazer. A promessa é de que essa caixa forneça a todos aqueles a quem nenhum prazer mais satisfaz nesta terra um outro prazer tal que os sentidos nunca poderiam alcançar. Uma cena que ilustra isso no livro é quando Frank Cotton, ao abrir a caixa, percebe que seus sentidos, tais como audição e visão, são levados a um máximo de definição. No entanto, isso lhe traz uma dor intensa que ele não esperava encontrar.

Enfim, o que é importante saber sobre a caixa é que ela é um portal para a realidade dos cenobitas, mas não é a sua simples manipulação o que os traz a essa realidade, mas sim a questão do desejo. Isso foi deixado explícito no segundo filme da série, quando um psiquiatra, chamado Dr. Channard, se utiliza de uma criança problemática internata de seu hospital, cuja obsessão era resolver jogos de enigmas, para abrí-la. Ele lhe dá a caixa e fica a observar, através de um vidro em outro cômodo, o que acontecerá quando a caixa for aberta. Mas quando os cenobitas aparecem, Pinhead impede que seus companheiros a destruam, dizendo-lhes: "Não são mãos o que nos reúne, mas desejo." Assim eles deixam a criança de lado para buscar o Dr. Channard.

É a abertura da caixa o que confere a "Hellraiser" o efeito psicótico da série. Segundo Stefan Gullatz, no artigo "Exquisite Ex-timacy: Jacques Lacan vis-à-vis Contemporary Horror", isso acontece quando os cenobitas invadem a realidade comum, de forma que as fronteiras entre as duas dimensões se tornam indefinidas. Enquanto a aparência dos cenobitas é em si mesma horrorizante, o ponto crucial é a insuportável incerteza por parte do expectador quanto à "localização" da ação. O movimento fluído e imprevisível entre as dimensões claramente subjaz ao extraordinário poder e tensão dramática do filme. Mais ao final, parece que a realidade dos cenobitas permeia todas as coisas, que a realidade comum foi "engolida" por eles. E seria essa quebra de fronteiras, essa dissolução do limite da realidade, segundo Gullatz, a responsável pelo "efeito psicótico" da série.

Além disso, muitos outros aspectos presentes na série podem ser objetos de investigações psicanalíticas. Uma interessante observação sobre os cenobitas é que a palavra "cenobita" designa um indivíduo que é parte de uma ordem religiosa, um monge que leva uma vida retirada. De fato, no livro que deu origem à série, os cenobitas são chamados até mesmo de "teólogos", e sons de sinos sempre precedem suas aparições.
Outros fatores característicos da série que eu gostaria de ver analisados são os seus componentes sado-masoquistas. De fato, em alguns trechos tanto do livro quanto dos filmes parece que os cenobitas não sabem a diferença entre prazer e dor. Na verdade, eles são masoquistas porque encontram prazer através da própria dor, e sádicos porque também encontram prazer na dor que inflingem a quem abre a caixa. A própria caracterização desses personagens deixa isso claro: Pinhead, o líder, tem a cabeça perfurada por pregos até o crânio, e sua roupa se mistura à sua carne. O cenobita gordo, presente nos primeiros filmes, tem a boca costurada e o estômago aberto, como que tendo acesso à própria comida com as mãos, deixando subtender que seu principal prazer é a glutonaria, a qual é, no entanto, impedida por sua boca costurada.

Podemos também citar como característico dessa série o fato de que Pinhead e os cenobitas não são "serial killers" como o Jason, por exemplo. Pinhead é alguém com quem se pode conversar, e até mesmo barganhar. No primeiro filme, Kirsty, a protagonista que abre a caixa, consegue se livrar dos cenobitas ao conversar com eles e oferecer seu tio, Frank Cotton, em seu lugar, pois ele havia conseguido fugir dos cenobitas. E ela faz isso novamente no sexto filme da série, "Hellraiser - Caçador do Inferno" (ou "Hellseeker", no original), quando promete a Pinhead cinco almas em seu lugar.

E Pinhead também é célebre por suas frases de grande força poética e profundidade quase que filosófica ao conversar com seus interlocutores. Podemos evocar, para citar alguns exemplos, a cena do primeiro filme em que Kirsty, em desespero na presença dos cenobitas, chora de medo e pavor, quando Pinhead lhe diz: "No tears, please. It's a waste of good suffering." (literalmente, "Sem lágrimas, por favor. É um desperdício de bom sofrimento."). No final desse mesmo filme, ao que Kirsty tenta fugir dos cenobitas que lhe perseguem em sua casa que está sendo destruída em chamas, Pinhead diz: "We have such sights to show you!" (literalmente, "Nós temos tantas visões pra lhe mostrar!"). E no quinto filme da série, Pinhead discursa sobre a humanidade: "Ah, the eternal refrain of humanity. Pleading ignorance, begging for mercy. 'Please, help me. I don't understand.'" (literalmente, "Ah, a sina eterna da humanidade. Alegando ignorância, suplicando misericória. 'Por favor, me ajude. Eu não compreendo.').

São, enfim, inúmeros elementos que fazem de "Hellraiser" uma série que lhe confere um status especial entre os filmes de terror. Sua principal característica é o "efeito psicótico" causado pela indefinição entre as fronteiras do mundo real e a dimensão dos cenobitas. Podemos citar ainda os componentes sado-masoquistas, o significado "religioso" do termo "cenobita" e a questão do desejo, que torna um inferno a vida daqueles que buscam extrapolar os limites da experiência na busca do prazer.

Essa é uma contribuição para quem não conhecia ainda o Hellraiser e para que já conhecia ter a oportunidade de vê-lo mais uma vez com um olhar mais apurado!


O link para esta obra foi retirado do site de um de nossos parceiros o grande Horror Movies

3 comentários:

  1. The blog was absolutely fantastic as there are lots of great information and inspiration.

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  2. ESSE FILME É FODAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

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  3. o melhor filme que ja vi do gênero.

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